Caixa Preta

Gapso e UFV em nova parceria na Semana de Informática

Palestra da Gapso, ministrada por Alan Cardoso, focou na Prestação de Serviços e Profissionalismo

A Gapso esteve presente, no dia 28 de agosto, na 19ª Semana de Informática da Universidade Federal de Viçosa, evento que ofereceu workshops e palestras sobre tecnologia da informação e empreendedorismo, ministrados por profissionais de diversas empresas do segmento de informática de todo o país.

Com a palestra “Prestação de Serviços e Profissionalismo”, o Analista de Sistemas da Gapso Alan Cardoso levou aos estudantes discussões interessantes sobre os novos paradigmas do mercado, como o surgimento das startups. “A ideia era fazer uma análise de como o profissional de TI está inserido no contexto do mercado e os principais desafios para lidar com clientes, produtos e serviços”, disse Alan.

SET14

Alan Cardoso durante a sua palestra.

O evento

A Semana foi organizada pela No Bugs, Empresa Júnior do curso de Ciência da Computação da UFV, e o Departamento de Informática (DPI) da universidade. De acordo com Leonardo Fernandes Coelho Lemos, presidente da No Bugs, o objetivo da semana é trazer para os estudantes um complemento à formação, agregando conhecimento ao conteúdo técnico que é dado em sala de aula e também trazendo um pouco do empreendedorimo para mais perto deles. “É por isso que sempre buscamos a parceria com empresas como a Gapso e a experiência dos profissionais, para aproximar a realidade do mercado dos estudantes e prepará-los ainda mais para o trabalho”.

Leonardo comemorou a grande interação dos alunos com os palestrantes, que aconteceu também na palestra da Gapso. Para Alan Cardoso, as perguntas ao final da apresentação mostraram que os alunos estavam bem interessados e preocupados com questões relativas ao futuro como profissionais de TI. “Foi muito bom poder ajudá-los coma minha experiência e com algumas dicas”.

SET14_02

Alunos que participaram ativamente ainda receberam brindes oferecidos pela Gapso.

O professor Ricardo Santos acompanhou a organização do evento. Ele, que leciona cadeiras como Organização e Arquitetura de Computadores e Programação de Alto Desempenho, acha a iniciativa muito importante principalmente porque muitas vezes as palestras são ministradas por ex-alunos da UFV e por jovens que estão no mercado, para mostrar aos alunos que eles também vão chegar lá. “Além disso, a programação busca trazer conteúdo mais tecnológicos, que atraem a atenção e agregam assuntos extra-acadêmicos”. O professor ainda vê a Semana como uma ótima forma de divulgação. “Tanto para a Empresa Júnior, que organiza o evento, e que sempre precisa de novas equipes para o trabalho, quanto para a Universidade, atraindo novos alunos”, finaliza.

Grande público

Com 200 alunos inscritos, o presidente da No Bugs ressaltou a grande participação também de alunos de fora da UFV na edição deste ano. “Além de faculdades particulares de Viçosa, recebemos alunos de cidades mineiras como São João Evangelista, Laranjal e Abre Campo, esta última com alunos do curso técnico de Informatica do PRONATEC, programa do Governo Federal, e também alunos de Campos dos Goitacazes, do Rio de Janeiro”, comemorou.

SET14_03

Leonardo Coelho e Alan Cardoso com parte da equipe organizadora do evento.

Sem Comentários em “Gapso e UFV em nova parceria na Semana de Informática”



topo